top of page

DESPECHÁ - Rosalía


Oi, gente! Nós precisamos contar que estamos viciadas no hit do verão espanhol: a canção DESPECHÁ da Rosalía tomou nosso coração e tem uma batida animada, um clima meio praia e loucurada que nós amamos.





Como somos profes de espanhol, resolvemos apenas cantar a canção, mas explicar para os curiosos alguns termos utilizados, afinal, a Motomami é cheia de referências!


Primeiro, se tu não viu o clipe, corre lá no vermelhinho agora e olha, pois é muuuuito legal - tem uma vibe farofada na praia, bem Brasil na Europa! Aqui o link para não precisar gastar tempo


Agora que tu já curtiu e entendeu por que é o hit do verão europeu, saca só essa letra cheia de apóstrofes e outras coisas! Vamos explicar alguns termos da letra, mas ela toda tu consegue olhar aqui.


1. Despechá


Primeiro vamos explicar o que significa o título da música que a própria inventou. Bem, essa era uma música em que a Rosalía só cantava nos shows da tour Motomami, mas a galera gostou TANTO que ela resolveu lançar para todo mundo (ela não dá bobeira). Nisso, ela também soltou um post que explica o que, afinal, significa despechá.




Despechá vem da palavra despechado/a (despeitado/a em protuguês), mas significa muito mais do que se sentir ofendido, significa "tacar o louco", "chutar o balde". Alguns tradutores de música traduziram essa palavra como "invocado/a", "rancoroso/a", mas a verdade é que só despechá representa o que realmente significa.



2. Apóstrofe


Reconhecidíssima pela RAE (Real Academia Española), a apóstrofe é usada para ocultar letras repetidas ou que são ocultadas naturalmente na fala. É muuuito usada em reggaeton e a cantora usa muito para mostrar todas as aspirações da música dela.




Há várias referências linguísticas nessa forma da Rosalía cantar: ela puxa um pouco de catalão (sua língua materna), um pouco de espanhol antigo e muuuuito de espanhol latino-americano.



3. Motomami


Motomami é mais uma palavra inventada da cantora. Como ela viajou bastante neste tempo em que esteve off (sem publicar músicas), ela teve muitas referências para escrever as canções. A palavra é uma fusão de duas: Moto e Mami. Moto vem do japonês e significa algo como "ser duro, difícil".


E "mami" es LA P*TA MAMI, baby. Basicamente a forma de dizer "Mamacita" em espanhol. Absolutamente todas as músicas de reggaeton envolvem a "mami" e o "papi".


Freud, corre aqui!


Basicamente, a Motomami é a dona da porr* toda. Vai dizer, precisávamos muito dessa palavra, né?



4. Gyales


" con toda mis gyale' ".

Esse termo é uma forma caribeña de dizer girl e que foi se modificando até significar gyal. Também se encontra escrito como yales. Então "con toda mis gyale" significa "com todas as minhas gurias".





5. Bajé con un flow nuevo que deja al baby hackeá'


Bajar em espanhol significa baixar ou descer (descer do carro, do ônibus...). Com as gírias, essa palavra também começou a signficar "chegar" em um lugar com estilo, quebrando a banca. Então ela chegou com um flow (uma onda) nova que deija o baby HACKEA'.




Hackea' significa hackeado, ou seja, quando seu pc fica lento, pensando que nem o meme da Nazaré. A melhor tradução seria bugado, mas não é beeem isso. É mais o meme da Nazaré Tedesco mesmo.



6. Salgo con mi baby de la disco coroná'


Disco significa discoteca, mas tem uma ideia mais moderna do que o que nós brasileiros consideramos com discoteca.

Corona' significa coronado/a (coroado) e é uma expressão chilena. Não tem nada a ver com a covid.

Significa mais ser o rei ou a rainha do lugar, o top das galáxias.




7. aro' y cadena'


Basicamente é a prataria dos Mandraka. Aro é uma referência a piercing (geralmente o de dente) e cadena são os próprios correntões de ouro. A Rosalía adora...



8. estoy con la Fefa, ella es la jefa


La Fefa é uma referência a uma acordeonista tradicional da República Dominicana, mais conhecida como Fefita, la Grande. Ela é muuuito conhecida entre os dominicanos. Rosalía esteve por lá e usou várias referências desse país na composição das músicas do álbum Motomami.


Essa é a Fefita, uma Motomami raiz. Ouve algumas músicas dela aqui.



9. un mambo violento y fin del problema


Mambo é um estilo musical afrocubano. Super famoso e tu com certeza já ouviu em filmes sobre tráfico em Miami (o estereótipo, né). Escuta o mais famoso Mambo aqui!



Esse estilo musical também ficou famoso por essa música aqui.



10. voy a 180 porque soy racineta


Para finalizar as referências, aqui a Rosalía quis dizer que ia a 180 km/h no carro ou na moto. Racineta significa que ela ama racings, ou seja, corridas.




Enfim, gente, as canções da Rosalía não são feitas apenas para virar hit. Elas merecem ser estudadas porque há muitas referências. Nós adoramos ela por isso. Tem muita cultura e muita atualidade envolvida. Essa gata é responsável por revolucionar a música pop.


Un besote

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page