top of page

Apresentando a prova de proficiência DELE


Hola, cariños…


Hoje trazemos informações importantes sobre a prova de proficiência DELE, uma das mais importantes provas de proficiência do mundo hispânico. A prueba DELE é a mais requisitada pelos países para aceitar a proficiência de espanhol para estrangeiros. Ela serve como um comprovante e pode ser pré-requisito para vagas de emprego e bolsas de intercâmbio.


Por isso, muitas pessoas buscam por fazer esta prova.



Ainda que tu sejas fluente na língua espanhola, passar na prova não é tão fácil assim. Afinal, como qualquer avaliação, ela vai exigir alguns conhecimentos e habilidades específicos de seus inscritos.


Se tu tens interesse em fazer esta prova, vale a pena ler este artigo, pois vamos tirar as dúvidas mais frequentes dos estudantes.


Como funciona a prova DELE?




A primeira coisa que é preciso saber sobre esta prova é que ela NÃO te nivela. Isto significa dizer que, se tu não obtiver a nota mínima para o nível requerido, tu não vais para outro nível inferior.


Então, é preciso escolher bem qual o melhor nível para aprovação. Sempre indicamos aos nossos alunos que, se a proposta que exige nível B1 de proficiência, talvez o mais seguro seja fazer para este nível, e não outro mais avançado.


É claro que tudo depende do teu nível de conhecimento e segurança na língua.


Como se divide a prova?


A prova se divide em quatro partes e cada uma representa uma habilidade da língua. São elas:

  1. Comprensión lectora: o estudante precisa ler textos, interpretá-los e responder a perguntas objetivas sobre o que compreendeu da leitura.

  2. Comprensión auditiva: o estudante precisa escutar áudios variados duas vezes, interpretá-los e responder a perguntas objetivas sobre o que compreendeu ao ouvir.

  3. Comprensión escrita: o estudante lerá dois temas distintos e escrever um texto em espanhol sobre um destes temas. Será avaliada a capacidade de desenvolvimento da escrita e a gramática do espanhol.

  4. Comprensión oral: esta prova é marcada para outro dia e contará com um avaliador simultâneo. O avaliador entrega dois temas ao estudante, ele terá alguns minutos para ler os temas e selecionar um para falar um pouco sobre o assunto durante 3 ou 4 minutos. Após este tempo, o avaliador fará perguntas ao estudante. Ele avaliará a compreensão dos temas e o desenvolvimento de vocabulário.


Do nível C1 em diante, as quatro provas são mais integradas e envolvem questões objetivas e de escrita juntas. Na prova oral, o avaliador analisa as notas apontadas sobre o tema do aluno.


No site do Instituto Cervantes, há alguns simulados que o estudante pode fazer e ver como se sai.


Como é o sistema de pontuação?



Dos níveis A1 ao B2, as provas de compreensão leitora e escrita compõem 50 pontos (25 cada uma), o aluno deverá obter um mínimo de 30 pontos na soma entre as duas provas. A mesma situação passa com as provas de compreensão auditiva e oral.


A partir do nível C1, considera-se que a prova seja mais integrada, mas a pontuação segue o mesmo estilo.


Como se inscreve para a prova?


É preciso ficar ligado no site do Instituto Cervantes para verificar quando abrem as inscrições, os dias de realização das provas e também os valores de cada nível.


Como eu estudo?





Há um exemplo de cada prova para cada nível no site do Instituto Cervantes, tu podes fazê-lo como simulado e depois estudar a partir disso. Nós abriremos um curso para te preparar para esta prova, com aulas gravadas disponíveis por um ano, encontros ao vivo, simulados e muito mais. Fica ligado!


O site do Instituto é bastante explicativo, mas está todo em espanhol. Se tiveres alguma dúvida, podes nos chamar.


Esperamos que tenham gostado do conteúdo. Tentamos fazer o mais completo e interativo possível, apesar de ser algo denso para compreender.


Un besito

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page